top of page
TRILHOS DO LAGO CASTELO DE BODE
Downhill mountain biker at Castelo de Bode Lake in Ferreira do Zêzere, Portugal.
A girl watches the sunset overlooking Castelo de Bode Lake in Vila do Rei, Portugal.
Hiking boots close-up at dawn, Castelo de Bode Lake, Ferreira do Zêzere, Portugal.
Downhill mountain biker at Castelo de Bode Lake in Ferreira do Zêzere, Portugal.
1/4
Descubra a Beleza dos Trilhos do Lago de Castelo de Bode em Portugal
Mergulhe na vegetação luxuriante da floresta e no azul sereno do Lago de Castelo de Bode, onde a beleza vibrante da natureza reina. Cada respiração é uma infusão rejuvenescedora de vitalidade, permitindo que se aventure ainda mais, abraçando a extensão ilimitada do lago. Enquanto se prepara para a sua próxima aventura no Lago de Castelo de Bode, não perca os emocionantes trilhos para caminhadas, mountain bike e canoagem destacados abaixo.
TRILHO PR1 (FZZ) - DORNES, VIGIA DO ZÊZERE
O percurso “Dornes-Sentinela do Zêzere” tem início no Posto de Turismo, passa pelo centro da vila (Torre Pentagonal e Igreja de Nossa Senhora do Pranto), e continua, pelo mesmo trilho da Grande Rota do Zêzere (GR33), em direção a Vale Serrão. Contornando a Serra dos Aguilhões, segue até à aldeia de Rio Cimeiro, e até às “Ilhas”. De regresso ao passeio e seguindo o caminho florestal até Peralfaia, poderá observar uma curiosa formação rochosa, localmente conhecida por “Penedos Amarelos”. Pouco depois de atravessar a aldeia, existe a opção de regressar a Dornes ou continuar pelo caminho florestal em direção ao Moinho de Guilherme, ladeado de eucaliptos, pinheiros, bem como alguns carvalhos, castanheiros e medronheiros. Qualquer que seja o percurso que faça, irá desfrutar de uma extraordinária vista panorâmica sobre a Península de Dornes e o lago de Castelo de Bode. Se decidir visitar o Moinho de Guilherme, o regresso a Dornes será feito através do “Trilho da Biodiversidade”, um caminho florestal que acompanha o rio S. Guilherme mesmo junto à sua foz em Dornes.
Tipo de percurso: Percurso Pequeno/Circular
Partida e chegada: Dornes
Distância a percorrer: 19,4 Kms
Duração: cerca de 5h.
Cotas mínimas e máximas: 120m / 246m
Declives acumulados: + 632m / - 637m
Nível de dificuldade: Médio (não adequado para crianças)
Época aconselhável: Todo o ano
Folheto do Trilho
Trilho GPX
TRIL PR2 (FZZ) - LAGAR VELHO
O trilho do Lagar Velho percorre alguns dos locais mais maravilhosos de Ferreira do Zêzere. Ao longo do trilha, há paisagens deslumbrantes. É possível avistar as aldeias de Pombeira, Zaboeira, Alcamim, o lago azul de Castelo do Bode e as suas águas límpidas. Podem também conhecer locais históricos como a Capela de S. João Baptista e de Santo António. Ao longo do percurso é visível a riqueza e diversidade da flora e da fauna, podendo observar-se as seguintes espécies: Acácias, eucaliptos, medronheiros, oliveiras, pinheiros, botões de ouro, sobreiros, tojos e urzes. Asa de águia redonda, borboletas, corujas, tartarugas, coelhos selvagens, corujas, corvos, cucos, esquilos, falcões, gaivotas, andorinhas-do-mar, galinhas d'água, garças, javalis, lagartos, libélulas, texugos, melros, peneireiros, perdizes, galinholas, pica-paus, raposas, sapos e doninhas.
Tipo de percurso: Percurso Pequeno/Circular
Partida e chegada: Lagar Velho
Distância a percorrer: 3,1 Kms
Duração: cerca de 1h00
Cotas mínimas e máximas: 160m
Declives acumulados: + 139m / - 133m
Nível de dificuldade: Fácil
Época aconselhável: Todo o ano
Folheto do Trilho
Trilho GPX
TRILHO PR3 (FZZ) - POMBEIRA
O Trilho da Pombeira percorre alguns dos locais mais maravilhosos do Lago Azul de Castelo de Bode. Poderá observar a nossa riqueza paisagística e ambiental, que lhe proporcionará um contacto tranquilo e directo com a natureza. Ao longo do percurso, passará por paisagens deslumbrantes onde poderá avistar as aldeias de Pombeira, Zaboeira e Alcamim, bem como o maravilhoso Lago de Castelo do Bode e as suas águas límpidas e azuis. O perímetro de Castro inclui S. Pedro de Castro e a sua capela, bem como a Aldeia do Maxial. Observamos também a riqueza histórica da Capela de S. João Baptista, de Santo António, da Azenha do Regato e da Ribeira da Cabrieira. Fauna e flora: Ao longo do percurso é possível observar a riqueza e diversidade da fauna e flora da região. Acácias, carqueja, eucaliptos, giestas, medronhos, oliveiras, pinheiros, botões de ouro, sobreiros, tojos e urzes. Águias de asas redondas, borboletas, corujas reais, cágados, coelhos selvagens, corujas, corvos, cucos, doninhas, esquilos, falcões, gaios, gaivotas, galinhas d'água, garças cinzentas, javalis, lagartos, libélulas, perdizes, pica-paus, raposas, tartarugas pombas, lagartos e texugos.
Tipo de percurso: Percurso Pequeno/Circular
Partida e chegada: Lagar Velho
Distância a percorrer: 8,8 Kms
Duração: cerca de 3h00
Cotas mínimas e máximas: 496m
Declives acumulados: + 390m / - 392m
Nível de dificuldade: Médio (não adequado para crianças)
Época aconselhável: Todo o ano
Folheto do Trilho
Trilho GPX
TRILHO PR4 (FZZ) - CASTRO
O Trilho do Castro estende-se por algumas das mais belas paisagens do concelho de Ferreira do Zêzere, incluindo também património classificado (Capela de São Pedro Castro), Cruz Alta e Área Florestal Municipal. A maior parte do seu percurso é de dificuldade baixa, mas existe, no entanto, um pequeno troço de dificuldade média. Ao longo do Trilho do Castro podemos observar diversas espécies animais. Nos momentos de silêncio, podemos avistar águias de asas redondas, peneireiros, guarda-rios, corvos, perdizes, cucos, gaios, melros, falcões peregrinos, borboletas, bufo-real, galinhas d'água e pica-paus. Poderemos também surpreender-nos com os répteis mais comuns que podemos encontrar nesta região, os lagartos e o lagarto comum, também conhecido por sardão. São os vestígios de pegadas, marcação de território, trilhos de alimentação e excrementos que nos levam à presença das poucas espécies de vertebrados não voadores, como o coelho-bravo, a raposa, o esquilo, o texugo, a doninha, o ouriço e os javalis. Ao aproximarmo-nos de locais refrescados pelas águas azuis do rio Zêzere, além da paisagem excepcional que nos é apresentada, podemos também deliciar-nos com a visão da rã-comum, da rã-verde, da lontra, da tartaruga de água doce e da libélula. . Este trilho é todo feito em tons de verde. É o tom verde dos pinheiros, dos eucaliptos e das oliveiras. O verde mistura-se com o amarelo das acácias e novamente com o verde da urze, do tojo, da giesta e da carqueja.
Tipo de percurso: Percurso Pequeno/Circular
Partida e chegada: Castanheira
Distância a percorrer: 13 Kms
Duração: cerca de 3h00, 4h00
Cotas mínimas e máximas: 408m
Declives acumulados: + 445m / - 437m
Nível de dificuldade: Fácil
Época aconselhável: Todo o ano
Folheto do Trilho
Trilho GPX
TRILHO PR5 (FZZ) - LAGO AZUL
O Trilho do Lago Azul estende-se por algumas das mais belas paisagens do Lago Azul de Castelo de Bode, incluindo também património classificado (Capela de São Pedro Castro), Cruz Alta e Área Florestal Municipal. A maior parte do seu percurso é de dificuldade baixa, mas existe, no entanto, um pequeno troço de dificuldade média. Ao longo do Trilho do Lago Azul podemos observar diversas espécies animais. Podemos avistar águias de asas redondas, peneireiros, guarda-rios, corvos, perdizes, cucos, gaios, melros, falcões peregrinos, borboletas, bufo-real, galinhas d'água e pica-paus. Podemos também avistar os répteis mais comuns desta região; os lagartos comuns, também conhecidos por sardão. São os vestígios de pegadas, marcação de território, trilhos de alimentação e excrementos que nos levam à presença das poucas espécies de vertebrados não voadores, como o coelho-bravo, a raposa, o esquilo, o texugo, a doninha, o ouriço e os javalis. Ao aproximarmo-nos de locais refrescados pelas águas azuis do lago, além da paisagem excepcional que nos é apresentada, podemos também deliciar-nos com a visão da rã comum, da rã verde, da lontra, da cágado e da libélula. Este trilho é todo feito em tons de verde. É o tom verde dos pinheiros, dos eucaliptos e das oliveiras. O verde mistura-se com o amarelo das acácias e novamente com o verde da urze, do tojo, da giesta e da carqueja.
Tipo de percurso: Percurso Pequeno/Circular
Partida e chegada: Castanheira
Distância a percorrer: 12,8 Kms
Duração: cerca de 3h00, 4h00
Cotas mínimas e máximas: 408m
Declives acumulados: + 395m / - 392m
Nível de dificuldade: Fácil
Época aconselhável: Todo o ano
Folheto do Trilho
Trilho GPX
TRILHO PR6 (FZZ) - ZÊZERE SAGRADO
O Trilho Sagrado do Zêzere leva-nos à descoberta de três igrejas classificadas de interesse público: Nossa Senhora da Graça-Areias; Santo Aleixo - Beco, Nossa Senhora do Pranto-Dornes e o património natural de Ferreira do Zêzere. Comece por Dornes, onde destacamos o Cais, a Torre Pentagonal e o Santuário. Continue, pelo Posto de Turismo, pela PR1 (FZZ) e pelo Trilho da Biodiversidade até chegar ao Lagar de S. Guimarães. perto do Lagar de S. Guilherme. Aqui os caminhos separam-se, seguindo estes últimos por Paio Mendes (Igreja de S. Vicente e Solar dos Cotrins), Penas Alvas, Ereira e Aldeia dos Gagos. Em Areias (Igreja de Nossa Senhora da Graça), siga pela fonte do Poço de Ordem até à zona florestal, passando por Carril (Sede Monteiro-Mor e freixo secular), Quintas e S. Gonçalo. Do Beco (igreja de Santo Aleixo e solares) até Dornes, os desníveis são generosos, proporcionando excelentes vistas sobre o Lago Azul do Zêzere e sobre esta antiga vila de Dornes.
Tipo de trilha: Percurso Médio/Circular
Partida e chegada: Dornes
Distância a percorrer: 25,9 Kms
Duração: cerca de 6h00
Cotas mínimas e máximas: 408m
Declives acumulados: + 800m / - 786m
Nível de dificuldade: Fácil
Época aconselhável: Todo o ano
Folheto da Trilho
Trilho GPX
TRILHO LAGO AZUL - PENEDO FURADO
Saindo de Castanheira em direcção a sul, passe o Clube Náutico do Lago Azul, entre no segundo braço do rio à direita na Ribeira de Codes, siga em frente até passar a Conheira dos Fornecos, continue até chegar à Ribeira do Milreu e aí chegará a Penedo Furado. Volte pela Ribeira de Codes até encontrar o rio Zêzere, vire à direita e siga para norte até chegar ao ponto de partida, Lago Azul, Castanheira.
Tipo de trilha: Circular
Partida e chegada: Castanheira
Distância a percorrer: 22,6 Kms
Duração: cerca de 7h00
Nível de dificuldade: Moderado
Época aconselhável: Todo o ano
Trilho GPX
TRILHO LAGO AZUL - RIBEIRA DAS TRUTAS
Saindo da Castanheira em direcção a norte, passe pela praia fluvial do Lago Azul, entre no primeiro braço do rio à sua direita, a Ribeira das Trutas e continue até ao final do braço. Pare para descansar e aprecie a paisagem do Lago Azul, o silêncio e a vida selvagem. Volte pelo mesmo percurso até entrar novamente no Rio Zêzere, vire à esquerda e siga para sul passando novamente pela praia fluvial até chegar ao ponto de partida. Clube Náutico do Lago Azul.
Tipo de trilho: Circular
Partida e chegada: Castanheira
Distância a percorrer: 5,9 Kms
Duração: cerca de 1h30
Nível de dificuldade: Fácil
Época aconselhável: Todo o ano
Trilho GPX
-
Siga sempre os sinais dos trilhos. Nunca abandone o percurso definido!
-
Evite fazer barulho.
-
Não deixe lixo para trás. Leve-o consigo e descarte-o no contentor mais próximo.
-
É proibido acender fogueiras.
-
Mantenha a natureza intacta. Não leve consigo plantas, animais ou pedras.
-
Tire fotografias; Darão excelentes memórias.
-
Use chapéu, roupa e sapatos confortáveis e adequados.
-
Não se esqueça de levar água consigo. Mantenha-se hidratado.
Em caso de acidente, incêndio ou outra emergência, contacte as seguintes autoridades:
SOS: +351 112
BOMBEIROS: +351 249 361 170
GUARDA NACIONAL GNR: +351 249 360 100
GUARDA FLORESTA: +351 117
PROTECÇÃO CIVIL: +351 249 360 155
bottom of page